Liberações efetuadas no dia 13/05/2023.

Melhorias
  • Lei 14.440/2022, que fez alteração na redação da Lei 10.833/2003.
    Referente aos créditos de PIS/COFINS, quando Pessoas Jurídicas em geral contratar Serviços de Transporte de Cargas:

    a) Sendo o transportador Pessoa Física ou Pessoa Jurídica optante pelo Simples Nacional, o crédito será de 75% das alíquotas básicas do PIS/COFINS, ou seja, 1,2375% para o PIS, e 5,7% para a COFINS;

    b) Sendo o transportador Pessoa Jurídica não optante pelo Simples, o crédito será com alíquotas básicas, de 1,65% para o PIS e 7,6% para COFINS.

    Vigência a partir de 22/03/2023.

    O SIRCP100 (Manutenção Cadastro NFs Entrada) e o SIRCP210 (EFD – Contribuições) foram alterados para tratar o crédito de 75% das alíquotas básicas do PIS/COFINS.

  • Em relação ao SIRCP311 (Rateio e Cadastramento do Conhecimento de Frete):
    Para que os créditos de PIS/COFINS na contratação de Serviços de Transporte de Cargas seja calculado com 75% das alíquotas básicas do PIS/COFINS quando o transportador for Pessoa Física ou Pessoa Jurídica Optante pelo Simples Nacional é necessário que exista o parâmetro “PISCOF/311REDFILI”.

  • Inclusão do tratamento para Endereço de Clientes/Fornecedores do Exterior, baseado na tabela de Países publicada pelo IBGE/BACEN.

  • No Registro de Entradas (SIRCP225) foi eliminada a opção “D” (NF Entrada com Diferencial Alíquota) do campo “Livro” porque esta opção foi transferida para o programa de Apuração do DIFAL para Operações Interestaduais (SIRCP191).

  • Em relação à Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS nas operações da Entrada, o SIRCP416 (Emissão de NFs de Devolução de Peças) e o SIRCP486 (Emissão de NFs de Devolução de Veículos) foram alterados para tratar conforme a compra, se for anterior a 01/05/2023, ficarão sem a Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS.

  • Programa de emissão de Notas de Serviços foi alterado para atender as melhorias e novos layout’s de RPS dos municípios abaixo:
    – Alta Floresta-MT
    – Cambé-PR
    – Dourados-MS
    – Naviraí-MS
    – Paranavaí-PR

  • O Sistema foi adequado para tratar itens com PIS/COFINS tributados com Alíquota Zero (Lei Nº 10.925, de 23/07/2004, DOU 26/07/2004).
Correções
  • Programas da Escrita Fiscal e de emissão de Nota Fiscal de Serviços:
    No parâmetro (ISSARD, FILI) foi incluído tratamento de arredondamento do Valor de ISS conforme a norma ABNT 5891.

  • Correção do tratamento de eliminação das Peças de Pacotes de Serviço (SIRCP074).

  • Correção do Total do Adiantamento gerado nas Devoluções de Compra quando o PIS/COFINS ST não faz parte do Total da Nota Fiscal.

  • No SIRCP100 (Manutenção Cadastro NFs-Livro Entrada), os campos [CEP ORIG.CTE] e [CEP DEST.CTE] foram substituídos pelos campos [IBGE ORIG.CTE] e [IBGE DEST.CTE].

consystem

Entre em contato ! Estamos prontos para atendê-lo. comercial@consystem.com.br

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *