Liberações efetuadas no dia 10/08/2024.

Melhorias
  • Adaptação do SIRCP935 (Recebimento de Cliente no Caixa) para:
    1. Manter dados de lançamentos não finalizados, caso o usuário, por qualquer motivo, sair do programa sem finalizar.
    Ao executar o programa serão mostrados os lançamentos que estão pendentes para o usuário, podendo selecionar e completar a operação.
    2. Efetuar recebimento de Clientes, com Integração via WEB, com Terminal de Pagamentos da Operadora CIELO.
    Este Recurso tem como pré-requisito básico o uso de equipamento que tenha configuração necessária para a integração, com “Envio e Retorno” dos dados via WEB. (Cielo Lio).
    Nesse Terminal, poderá efetuar pagamentos de Cartão de Crédito, Cartão de Débito e PIX.
    Mais detalhes, solicitar ajuda do Suporte Consystem.

  • No SIRCP526 (Requisição Peças para Oficina), na tela dos itens, foi incluído o campo do código da tributação de ICMS.
    Inicialmente o programa carrega a tributação conforme o cadastro do item (SIRCP083), e em caso de necessidade a tributação poderá ser alterada.

  • No SIRCP600 (Abertura de O.S. / Orçamento) na tela dos Dados Complementares foram incluídos os campos “FONE CONDUTOR” para informar o telefone do condutor do veículo e o campo “PESQ.SATISFAÇÃO CONDUTOR” que pode ser “S”im ou “N”ão que será utilizado para envio de informações para a Fabricante IVECO.

  • No SIRCP280 (Geração da Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI) foi incluído tratamento com o mesmo parâmetro utilizado no Livro Fiscal de Saída; SIRCP518 (SIR226, DVPRDEBICM); para que nas Saídas por Devolução (Devolução das Compras), as notas fiscais com ICMS Substituição Tributária, o ICMS Próprio que não é a recolher e que não é contabilizado, seja apresentado como ICMS Destacado.

  • No SIRCP210 (Geração Arquivo EFD – Contribuições) foi alterado o tratamento de obter o CST do PIS/COFINS para as exportações (UF de entrega da nota é “EX”) será pego do parâmetro SIRCP518 (CSTNCM, CFOP-7102) e caso não exista será pego do SIRCP307 (Manutenção do Cadastro de Natureza de Operação).

  • No SIRCP416 (Emissão de NFs de Devolução de Peças):
    Se o valor do item na Devolução/Retorno corresponder ao seu valor na NF de Origem (NF de Compra/Remessa), os valores do ICMS, ICMS Próprio e ICMS ST serão obtidos da NF de Origem, sem ter que efetuar os cálculos destes impostos através da tributação associada a ele.
    No SIRCP413 (Entrada NF de Peças):
    Para empresa (filial) do Simples Nacional, na entrada da Nota Fiscal, se o item tiver ICMS e não tiver ICMS Substituição Tributária, nem ICMS Garantido, os valores do ICMS serão armazenados nos respectivos campos do ICMS Próprio, para que não se tenha crédito de ICMS.

  • Em relação às Retenções de PIS, COFINS, CSLL e IRRF relacionadas a ITENS:
    A verificação do valor mínimo das retenções que atualmente está por Item passará a ser pelo Pedido (SIRCP423) ou pela Ordem de Serviço (OS).
    Os valores mínimos das Retenções são informados no SIRCP382 (Clientes/Municípios com Retenção de Impostos), através da opção “M” (Municípios e Valores Mínimos das Retenções), para o caso de alguma legislação que trate sobre isto.

  • No SIRCP100 (Manutenção Cadastro NFs – Livro Entrada) e SIRCP099 (Manutenção Cadastro NFs – Livro Saída) quando o usuário alterar a “Situação SEFAZ”, atualizar também a situação da NFe verificada pelo SIRCP280 (Geração da Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI), para que a nota não pare em log.

  • Para itens sujeitos ao Regime de Substituição Tributária, nas operações que envolvem valores de ICMS ST e o destinatário compra para REVENDA, o %MVA (Percentual da Margem de Valor Agregado) deve ter valor, não podendo ser 0% (zero).
    Foram incluídas algumas verificações no SIRCP423 onde serão apresentadas mensagens de ALERTA e de ERRO para itens com ICMS ST e %MVA igual a 0% (zero), nos casos onde o destinatário adquire mercadorias para REVENDA.

  • No SIRCP369 (Manutenção MVA UF x Classificação Fiscal), na opção “(5) – Relatório Itens com ou sem %MVA”, é possível gerar relatórios com itens SEM %MVA para determinados estados.

  • No SIRCP290 (Comissão de Vendedores Internos) foi criado o campo “CODIGO DO VENDEDOR”, para filtrar um vendedor na geração do relatório.
Correções
  • No SIRCP022 (Saída de Mercadorias – Manual) foi incluído o campo de Chave de Acesso para ser informada para NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e para NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
    No SIRCP422 (Emissão Notas Fiscais Manuais) para a opção [C]ancelar quando a série informada for de NFe ou NFCe foram incluídos os campos Chave de Acesso e Situação SEFAZ, que pode ser Cancelada, Inutilizada ou Denegada.

  • No SIRCP514 (Tabela de Feriados) foi alterado o tratamento da verificação das horas apontadas no dia, não serão consideradas horas de ausência por férias (situação do funcionário = 6) e horas em cursos/outros (situação do funcionário = 7).
    No SIRCP503 (Manutenção do Cadastro de Funcionários) foi corrigida a consulta [função F5] do campo Situação do Funcionário.

  • No SIRCP150 (Emissão de NFs Diversas – Entrada) e SIRCP155 (Emissão de NFs Diversas) após a digitação dos itens quando ocorrer algum erro de digitação de valores ou CFOP, foi incluída a opção de voltar aos itens ou recomeçar a NF.
    No SIRCP100 (Manutenção Cadastro NFs – Livro Entrada) e SIRCP099 (Manutenção Cadastro NFs – Livro Saída) foi incluído tratamento no item para aceitar as informações de NCM, UN, CST ICMS, CFOP, Valor DIFAL, IPI RECOLHE ou RECUPERA e CST IPI, caso seja nota de Complemento de IPI onde o campo quantidade e valor do item estão zerados e foi informado o valor de IPI na nota.

  • No SIRCP995 (Pagamento/Adiantamento a Fornecedores) incluída uma verificação do conteúdo do campo “Fornecedor” para que o usuário não deixe o campo zerado.

  • No SIRCP100 (Manutenção Cadastro NFs (Livro Entrada)) e SIRCP311 (Cadastramento do Conhecimento de Frete), em alguns casos, não era possível efetuar a entrada por XML de CTe quando a filial tomadora do serviço de transporte estava contida no grupo “toma4” (tomador de serviço).
    Os programas foram ajustados para corrigir esse problema.

  • Para Empresas que utilizam a geração do COMPOSITE JCB (SIRCJ638):
    Correção da Rotina para geração do arquivo texto, no caso de empresa que tem Filiais sem DN e que devem ser consolidadas em uma outra filial que tem DN.